terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Reciclagem Fashion
Não é de hoje que assuntos como consumo consciente, sustentabilidade e reciclagem são temas recorrentes do mundo da moda. Mas o que antes poderia ser apenas um discurso politicamente correto, está se transformando em coleções recicladas, reutilização de matéria prima e uma preocupação cada vez maior dos criadores de moda em como contribuir para um mundo mais sustentável.
Na última coleção da SPFW, o estilista Marcelo Sommer, da marca Do Estilista utilizou peças e tecidos de coleções antigas.
Gilda Midani é conhecida por criar peças chiques e confortáveis com lgodão orgânico. Recentemente ela lançou a coleção "Recicollection" onde peças de coleções antigas foram recicladas e chegaram nas lojas com cerca de 40% de desconto. "A minha consumidora prestigia essa idéia. Ela está repensando o consumo e é mais preocupada com a origem do produto. Pra mim, sustentabilidade é um novo nome para ética com urgência" diz.
Isabela Capeto também é adepta do conceito. Na sua coleção de 2010, inspirada no pintor Robert Rauschemberg, ela reaproveitou tecidos e aviamentos de coleções passadas.
Na Europa e Estados Unidos, estilistas como o designer belga Martin Margiela e a marca American Rag já utilizam há muitos anos peças vintage na criação de novas roupas ou materiais inusitados na confecção de novas peças. No coleção de 2006 de Margiela o estilista usou pedaços de estolas de pele para fazer um colete e faixas de couro de antigos casacos para fazer um novo.
Já a marca americana American Rag, com lojas em Los Angeles e São Francisco, é conhecida por criar peças com tecidos vintages colecionados de brechós do mundo inteiro.
Recentemente, foi a vez da estilista francesa Anne Valérie Hash, que criou roupas usando peças do acervo pessoal de alguns amigos. O detalhe é que os amigos eram pessoas como Alber Elbaz, da Lanvin e Jean Paul Gaultier.
Ou seja, da próxima vez que pensar em doar uma roupa antiga, que tal mandar pra costureira pra ela criar uma peça nova?
Fonte: http://gnt.globo.com/estilo/materias/reciclagem-fashion--estilistas-reutilizam-pecas-e-materiais-de-antigas-colecoes.shtml
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Poupe
Hoje recebi uma foto muito interessante e quero dividir com vocês!
Uma empresa de energia, Eskom, da África do Sul colocou o seguinte anúncio:
"Use a eletricidade com sabedoria"
Pense nisso no seu trabalho, casa, faculdade antes que seja tarde.
Ótima semana a todos!
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Surf lovers
Para quem curte o surf pode contar com uma eco novidade no mercado!
Uma fazenda
Contrariando a essência do esporte e sua integração com a natureza, a parafina sempre foi feita a partir do petróleo e seus restos são altamente tóxicos e poluentes.
Para contornar esse problema, a marca Matunas desenvolveu uma parafina produzida à base de ingredientes orgânicos como morango, jasmim, baunilha, mel e melancia. Os produtores também afirmam que até a embalagem é feita com papel reciclado e tinta à base de soja. A parafina Matunas patrocinou o Surfer Poll Awards 2007 e 2008 e foi destaque da edição "verde" da Surfing Magazine e da revista Surfer's Path.
Entre os atletas que integram a equipe da marca, estão surfistas como Chris Ward, Cory Lopes e Gavin Beschen. O produto já pode ser encontrado também no Brasil, através do representante Denis Bianchi (deniscambury@superig.com.br).
Para mais informações, acesse o site da Matunas Co.
imagem http://florasurfboards.blogspot.com/
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Se liga!
Novidade por aí!!
A PADO lançou uma nova linha de fechaduras: a Ecoinox.
"São produtos elaborados em aço inox que seguem os parâmetros de resistência à corrosão, sem utilizar para isso o tratamento de superfície de cromo, considerado nocivo ao meio ambiente."
As fechaduras contam com acabamento polido e escovado.
Escolha a sua!
"Mais importante que a natureza saber é ela sentir"
Ecoinox - PADO
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Feriadão!
O carnaval está chegando, e junto vêm os acampamentos, festas, churrascos...
Bom, todo mundo está cansado de saber que toda festinha gera um lixo ambiental danado no final da festa, certo?
Pensando nisso, a empresa britânica Eco My Party criou uma linha de talheres, balões e canudinhos biodegradáveis: basta enterrá-los depois da festa que eles se decompõem.
Incrível!
Precisamos de uma linha como esta no Brasil, não acham?