sábado, 17 de outubro de 2009

Fé e atitude

Olá queridos!

Estamos vendo a todo instante alguma dica sobre como não prejudicar ainda mais o meio ambiente.
Porém, mesmo com a mudança climática tão próxima, visível e diária achamos que o aquecimento global é algo distante de nossa geração, longe de nossa realidade.

Mas, veja esses dados do Guia do Estudante:
O que está acontecendo...
Pelos relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), não há dúvidas: as mudanças climáticas estão aí, basta ver.

Temperatura média global
Na década compreendida entre 1995 e 2006 ocorreram 11 dos 12 anos mais quentes já registrados em todo o planeta desde 1850. (Naquele ano foram iniciadas as medições de temperatura)
Média global do nível do mar

O mar está subindo no mundo inteiro, e o ritmo dessa elevação vem aumentando gradualmente. No decorrer do século XX, os estudos revelaram que o nível das águas marítimas subiu 17 centímetros. Pernambuco é o estado brasileiro mais afetado. O Recife perdeu mais de 80 metros de praia entre 1915 e 1950 e, entre 1985 e 1995, o mar avançou mais 25 metros!

Cobertura de neve e geleiras de montanhas
Neves eternas , como as que cobrem o monte Kilimanjaro, na África, e geleiras de montanhas nos dois hemisférios estão sofrendo visível redução.

Houve aumento na atividade de ciclones tropicais no Atlântico Norte, como a devastadora seqüência de furacões de 2005 (Katrina, Rita, Wilma)

O mundo tem esquentado mais no Hemisfério Norte, mas todo o planeta vem experimentando extremos climáticos.


As mudanças climáticas são uma realidade. A questão é decidir o que fazer para reduzir o problema. O relatório do IPCC de 2007 propôs diversas ações, algumas para ser realizadas imediatamente e outras, no futuro.

Graças a Deus, a política brasileira vem se envolvendo mais com este fato. Em passos vagarosos, porém grandes em relação as ações mundiais.

Além de atitudes no cotidiano podemos orar por essa situação!
Com oração e atitude de amor pela criação chegaremos a um excelente resultado!
Ele cuidará de nós e do nosso planeta.

Seja um instrumento!


Nenhum comentário: