quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cuidado!

Atualmente, além de iPhones, Eee PCs, mini-notebooks e outras popularidades no ramo da informática, ouvimos muito sobre eletrônicos 'amigos do meio ambiente'.

Seja qual for o motivo pelo qual o produto possui este título, ele entra na mídia como uma mercadoria-modelo, indiscutivelmente ecológica, e isso se torna o principal atrativo de marketing da novidade, que passa a ser agradável aos ouvidos dos consumidores, a grande maioria preocupada e ao mesmo tempo muito desinformada.

Mas será que tais smartphones, notebooks, PCs e outros produtos com título "Eco-coisa" realmente são amigos da natureza?

Não é prudente afirmar que um eletrônico qualquer é ecológico quando apenas uma ou duas características deste o são: a maioria dos recursos de determinado produto deve ser voltado à preservação e manutenção do meio ambiente, deve-se pensar no todo, e não apenas em uma parte: desde o processo de extração da matéria prima, transformação desta, fabricação, montagem, embalagem, uso, toxicidade, durabilidade, consumo, descarte e recomendavelmente o re-uso. Ou seja, de nada adianta a empresa plantar árvores, revestir os aparelhos de material reciclável, ou fazê-los economizar energia se não for pensado de maneira sistêmica em todos os processos envolvendo o produto. Deve-se calcular o que o produto poluiu ou degradou na produção, na utilização e qual será seu comportamento depois que não tiver mais utilidade. Não adianta ter a carcaça amiga da natureza ou consumir pouca energia, por exemplo, se o processo de produção gasta o dobro de água e emite três vezes mais poluentes.

E cuidado: o marketing "eco-coisas" das empresas está rolando por aí. Antes de acreditar em uma propaganda ou até notícia de eletrônico "amigo do meio ambiente", pesquise, pense se o produto é ecológico ou só uma parte dele é. E cabe a nós também exigirmos produtos que visem a conservação da natureza de forma efetiva, sem "quebra-galhos" ou propagandas enganosas, cheia de folhinhas para cá e para lá.

É muitíssimo importante sim essas iniciativas, mas desde que sejam com o pé no chão e visando projetos mais complexos.
Não é por causa de alguns (um ou dois) motivos que um eletrônico deve se tornar "Eco", e sim por muitos ou todos.

Fiquem de olho e mente abertos, pessoal!






Nenhum comentário: