quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Geração Limpa
- Dispositivo portátil armazena energia enquanto pessoa anda ou corre
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Teste: Eu Sou Uma Pessoa Sustentável?
Porém nem todo mundo tem essa consciência, há muitas pessoas que ainda não despertaram para a importância das práticas sustentáveis.
Será que você é uma delas?
Faça o teste e descubra se você é uma pessoa sustentável ou não. Responda as perguntas e vá anotando suas respostas para conferir sua pontuação no final.
1. Você já ouviu falar em sustentabilidade?
a) sim, várias vezes.
b) não, nunca ouvi.
c) sim, poucas vezes.
2. O que você entende por sustentabilidade?
a) É uma prática de desenvolvimento que não prejudica o meio ambiente.
b) É uma forma de viver bem.
c) É só uma expressão que está na moda.
3. O que você faz com o lixo de sua casa?
a) separo para coleta.
b) jogo em um terreno baldio.
c) coloco em um saco de lixo sem separá-lo.
4. Enquanto você escova os dentes:
a) Deixa a torneira aberta.
b) Abre só para lavar a boca.
c) Nunca prestou atenção nisso.
5. Como você faz para limpar o quintal ou a área de sua casa?
a) Varro para recolher o lixo e depois reutilizo a água da máquina de roupa para lavá-lo.
b) Jogo água com a mangueira até o lixo correr para o ralo.
c) Varro, recolho o lixo e lavo com mangueira.
6. O que você faz com os objetos que já não usa mais?
a) Joga fora.
b) Reutiliza de alguma maneira ou mesmo recicla.
c) Doa para alguém.
7. Como você utiliza a luz de sua casa?
a) Acende todas as lâmpadas.
b) Acende apenas de alguns cômodos.
c) Acende apenas do cômodo em que você estiver.
8. Que tipo de lâmpadas você tem em casa?
a) lâmpadas comuns.
b) lâmpadas fluorescentes.
c) lâmpadas fluorescentes e comuns.
9. Como você utiliza os produtos de limpeza em sua casa?
a) Utilizo todos os dias, mas em quantidade pequena.
b) Faço uso apenas em casos de real necessidade.
c) Utilizo todos os dias em quantidade grande para limpar bem a casa.
10. Que tipo de alimentos você costuma consumir?
a) Os enlatados e congelados.
b) Os naturais.
c) Os naturais e enlatados.
Gabarito – Confira quantos pontos você fez
1- a) 3 b) 1 c) 2
2- a) 3 b) 2 c) 1
3- a) 3 b) 1 c) 2
4- a ) 1 b) 3 c) 2
5- a) 3 b) 1 c) 2
6- a) 1 b) 3 c) 2
7- a) 1 b) 2 c) 3
8- a) 1 b) 3 c) 2
9- a) 2 b) 3 c) 1
10- a) 2 b) 3 c) 1
De 10 a 15
Pouco sustentável. Você precisa usar mais práticas sustentáveis para ajudar o meio ambiente.
De 16 a 20
Bastante sustentável. Você ainda pode melhorar, mas já ajuda muito na conservação da nossa natureza.
De 21 a 30
Capitão Planeta!
Parabéns! Você está no caminho certo, continue a ser sustentável e a preservar nossos recursos naturais.
E aí, como você se saiu? Gostou do teste? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários e divulgue o teste para seus amigos.
Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/
quinta-feira, 1 de julho de 2010
sábado, 5 de junho de 2010
Carne Legal
No meio de um feriado um churrasquinho vai bem, não é mesmo?
Mas como em tudo, precisamos prestar atenção no que estamos comprando!
“Qual a origem da carne que eu consumo? Desmata a Amazônia?" Essas são algumas indagações da campanha "Carne Legal", que o Ministério Público Federal (MPF) lançou nesta terça-feira (1º) para estimular o consumo consciente de produtos bovinos.
O trabalho tem o apoio do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e da ONG Repórter Brasil, organização que trabalha para a erradicação do trabalho escravo.
Veiculada em todo Brasil, a campanha é um alerta sobre as ilegalidades presentes na cadeia da pecuária e também sobre a necessidade de os consumidores cobrarem informações a respeito da origem da carne que compram nos supermercados.
O objetivo é provocar a reflexão e impulsionar supermercados, frigoríficos e pecuaristas, assim como instituições do governo, para que a informação sobre a origem da carne esteja disponível para todos no momento da venda. Até agora, apesar dos avanços obtidos, essa informação é encontrada apenas em alguns pontos de comercialização.
Além das peças gráficas, foram produzidos três filmetes de 30 segundos para veiculação na televisão e três spots para rádio, nos quais é evidenciada a relação entre carne, fazendas ilegais, desmatamento, trabalho escravo e lavagem de dinheiro. As peças estão disponíveis para download no site www.carnelegal.mpf.gov.br. A campanha também estará no twitter (www.twitter.com/carnelegal), no YouTube e no UOL Mais.
www.uol.com.br
Assista um dos filmetes da capanha aqui:
sexta-feira, 30 de abril de 2010
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Dia do Planeta Terra
No dia do Planeta Terra, veja 10 dicas para ser um fashionista ecológico
Para celebrar o Dia do Planeta Terra, comemorado nesta quinta-feira (22), reunimos dez dicas para você se tornar um fashionista ecológico.
Não é necessário deixar as tendências e o bom gosto de lado para colaborar com o futuro do planeta, é só investir em moda sustentável e escolher suas roupas conscientemente.
Veja abaixo as 10 dicas para se tornar um fashionista ecológico.
1ª) Garimpe as tendências nos brechós. Com o vai-e-vem da moda, você facilmente encontra em meio a peças vintage opções bastante atuais. Outro ponto positivo: o preço.
2ª) Doe roupas. Abra espaço no seu guarda-roupa para novas peças, desfazendo-se das antigas que você não usa mais. A aproximação do inverno faz com que esta ação fique ainda mais legal.
3ª) Promova bazares entre os amigos e familiares, para o troca-troca de roupas. Quem sabe aquela saia lápis de cintura alta que você queria não está há anos encostada no armário da sua tia? Ou o blazer boyfriend que você procurava não está jogado numa pilha esquecida pelo irmão mais velho do seu melhor amigo?
4ª) Preste atenção para quem você está dando o seu dinheiro. Escolha comprar roupas de marcas que tenham preocupação com o meio ambiente
5ª) Observe as etiquetas de composição das peças. Escolha aquelas que utilizam tecidos orgânicos e ecológicos
6ª) Deixe a pele animal de lado. Invista em peças em couro vegetal
7ª) Em vez de comprar novas roupas, customize as que já tem. Transforme a calça jeans em shortinhos da moda, borde pedrarias em sua camiseta, detalhe a jaqueta preta com tachas, coloque correntes na sua regata.
8ª) Lave menos suas roupas. É claro que isso não significa virar o “Cascão da moda”. Mas, se você colocou uma jaqueta para o trajeto até o trabalho ou vestiu uma calça jeans apenas para ficar em casa de manhã, muitas vezes a peça não sujou e pode ser usada novamente sem comprometer a sua boa higiene. Assim, você desgasta menos a roupa e economiza água. Quando precisar levar as peças a uma lavanderia, opte por aquelas ambientalmente responsáveis, que possuam programas de reutilização de água, por exemplo.
9ª) Troque as sacolas plásticas e de papelão das lojas pelas de pano.
10ª) Inclua as embalagens e sacolas das roupas que ganhou no lixo reciclável. Se seu condomínio, trabalho ou escola não possuírem um sistema de coleta seletiva, peça aos responsáveis!
http://estilo.uol.com.br/moda/ultnot/2010/04/22/no-dia-do-planeta-terra-veja-10-dicas-para-ser-um-fashionista-ecologico.jhtm
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Cuidado!
Seja qual for o motivo pelo qual o produto possui este título, ele entra na mídia como uma mercadoria-modelo, indiscutivelmente ecológica, e isso se torna o principal atrativo de marketing da novidade, que passa a ser agradável aos ouvidos dos consumidores, a grande maioria preocupada e ao mesmo tempo muito desinformada.
Mas será que tais smartphones, notebooks, PCs e outros produtos com título "Eco-coisa" realmente são amigos da natureza?
Não é prudente afirmar que um eletrônico qualquer é ecológico quando apenas uma ou duas características deste o são: a maioria dos recursos de determinado produto deve ser voltado à preservação e manutenção do meio ambiente, deve-se pensar no todo, e não apenas em uma parte: desde o processo de extração da matéria prima, transformação desta, fabricação, montagem, embalagem, uso, toxicidade, durabilidade, consumo, descarte e recomendavelmente o re-uso. Ou seja, de nada adianta a empresa plantar árvores, revestir os aparelhos de material reciclável, ou fazê-los economizar energia se não for pensado de maneira sistêmica em todos os processos envolvendo o produto. Deve-se calcular o que o produto poluiu ou degradou na produção, na utilização e qual será seu comportamento depois que não tiver mais utilidade. Não adianta ter a carcaça amiga da natureza ou consumir pouca energia, por exemplo, se o processo de produção gasta o dobro de água e emite três vezes mais poluentes.
E cuidado: o marketing "eco-coisas" das empresas está rolando por aí. Antes de acreditar em uma propaganda ou até notícia de eletrônico "amigo do meio ambiente", pesquise, pense se o produto é ecológico ou só uma parte dele é. E cabe a nós também exigirmos produtos que visem a conservação da natureza de forma efetiva, sem "quebra-galhos" ou propagandas enganosas, cheia de folhinhas para cá e para lá.
É muitíssimo importante sim essas iniciativas, mas desde que sejam com o pé no chão e visando projetos mais complexos.
Não é por causa de alguns (um ou dois) motivos que um eletrônico deve se tornar "Eco", e sim por muitos ou todos.
Fiquem de olho e mente abertos, pessoal!
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Carrefour estimula consumo consciente com concurso
Para participar, basta criar uma frase de até 50 caracteres sobre os benefícios da utilização das sacolas retornáveis e sobre os 3R´s - recuse, reduza, reutilize. As inscrições podem ser feitas no hotsite do concurso, pelo endereço http://www.sacoeumsaco.com.br, até 15 de maio.
O primeiro lugar irá ganhar uma viagem com acompanhante para conhecer um dos três principais biomas brasileiros à sua escolha: Amazônia, Fernando de Noronha ou Pantanal. Já os vencedores entre a 2ª e 5ª colocações ganharão Cartões-presente Carrefour, que permitem realizar compras em lojas da rede.
Embalagens Sustentáveis
As sacolas retornáveis são uma opção sustentável para quem quer realizar suas compras. Na unidade Carrefour de Piracicaba, a primeira loja no País a eliminar as sacolas plásticas tradicionais, a rede oferece até o final de março gratuitamente sacolas retornáveis para que o cliente possa acondicionar suas compras.
Após o período, as sacolas retornáveis serão oferecidas para compra por preços entre R$1,90 a R$15,00. Uma das opções, vendida a R$2,90, tem capacidade para 35 quilos - o mesmo que cinco sacolas plásticas.
Outra opção oferecida pela rede são as caixas de papelão disponibilizadas gratuitamente para o consumidor. O Carrefour também desenvolveu em parceria com a Basf uma sacola 100% biodegradável, produzida com base em uma resina especial derivada do milho, que se decompõe em até 180 dias.
Só na unidade Piracicaba, o Carrefour deixará de distribuir mensalmente 500 mil sacolas plásticas, o que representa em um ano a eliminação do uso de mais de 6 milhões de sacolas plásticas.
Sobre o Carrefour
Há 35 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em 18 estados brasileiros, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Atacadão e Dia%, além de oferecer serviços diversos para a conveniência do consumidor, como postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. A rede também atua na Internet, com o novo canal de vendas www.carrefour.com.br. O grupo conta com 70 mil funcionários no Brasil, sendo um dos maiores empregadores do País. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 34 países.
http://www.aberje.com.br/acervo_not_ver.asp?ID_NOTICIA=2807&EDITORIA=Sustentabilidade
quinta-feira, 18 de março de 2010
E o vencedor é.....
Espero que tenham gostado!
"Não basta Plugar, após utilizar tem que reciclar e se possível reutilizar .... Salve ... Salve Ministério Plantar ... que a todos possa concientizar da importancia da natureza se cuidar."
quinta-feira, 11 de março de 2010
Show do Fernandinho em Atibaia
A cada ano tem crescido o uso de dispositivos eletrônicos portáteis como computadores, celulares e tocadores de música.E o que mais assusta é o grande acúmulo de lixo eletrônico. Temos não só no Brasil, mas em todo o mundo, a ausência de políticas adequadas de reciclagem.
E...
O que o show do Fernandinho tem a ver com o Plantar! ?
O Plantar! vai dar 02 ingressos para o show!
Para participar é simples!
Crie uma idéia ou frase para o descarte de lixo eletrônico e comente aqui neste post.
O ganhador da idéia ou frase mais criativa será anunciado aqui no blog e no culto no dia 17!
Tá esperando o quê?
CRITÉRIOS
Qualquer pessoa poderá participar desde que não seja integrante do Ministério Plantar!
A escolha da melhor idéia e/ou frase será feita pelos voluntários do ministério plantar da Igreja Bola de Neve de Atibaia. A decisão deles será irrevogável.
O principal critério será a criatividade.
É imprencindivel que a idéia e/ou frase seja sobre o descarte de lixo eletrônico para que concorra aos ingressos.
Os ingressos são válidos, exclusivamente, para o show do Fernandinho que será realizado em Atibaia no dia 20 de Março de 2010 no Parque Edmundo Zanoni (site do evento http://atibaia.olx.com.br/show-gospel-do-fernandinho-em-atibaia-iid-66877740).
Os ingressos deverão ser retirados na igreja Bola de Neve de Atibaia nos dias 18 ou 19 de Março de 2010 das 20h ás 22h. http://www.boladenevechurch.com.br/ondeestamos/index.php
Entraremos em contato através de e-mails que serão enviados por cinco dias, até o dia 19 de Março de 2010. Caso não haja resposta do e-mail e/ou não for retirado os ingressos serão doados.
quarta-feira, 10 de março de 2010
No trabalho!
Olá queridos!
Essa semana certos desperdícios me chamaram a atenção.
Motivados por alguns vícios muito fáceis de corrigir, podem ser evitados se pouparmos em materiais e energia e, simultaneamente, se adaptarmos comportamentos mais ecológicos no ambiente em que trabalhamos.
Por exemplo:
- Se imprimirmos apenas o que realmente necessitamos, uma grande quantidade de papel e de tinta podem ser poupados.
- Imprimir em versão económica gasta menos tinta. Esta função existe na maioria das impressoras e fotocopiadoras.
- Usar papel reciclado é uma opção inteligente e económica. Contribuímos para a redução do abate de árvores e incentivamos a reciclagem. E se puder usar os dois lados do papel, melhor ainda!
- Ao reciclarmos alguns consumíveis de informática (por exemplo cartuchos das impressoras a laser), optando pela sua limpeza e reenchimento poderemos reduzir cerca de 60% a fatura dos gastos com isso (encher um tinteiro ou um cartucho usados é até 60% mais barato que comprar novos).
- Se o nosso escritório tiver janelas, deveremos tirar o máximo partido dessa vantagem. Dispor estrategicamente os postos de trabalho de forma a tirar partido da luz natural, poderá minimizar o tempo que necessitamos das luzes acesas e, portanto, ajudar a poupar energia.
- Devemos ter em consideração que o ar condicionado perde eficiência se abrirmos janelas. Por isso, se tivermos necessidade de abrir uma janela, deveremos desligá-lo. Se pudermos evitar o ar condicionado, melhor.
- Há um post sobre uma fonte ecologicamente correta. O link é http://ministerioplantar.blogspot.com/2009/09/de-volta.html
Estas são apenas algumas dicas que ajudam a preservar o ambiente e que O Planeta Agradece!
Praticando o amor de Deus de várias formas e em todos os lugares.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Mosaico
De novo a criatividade foi usada para o benefício do planeta!
O que começou como uma idéia boba, se tornou o grande diferencial do artista plástico Robert Bradford. Cansado de ter que jogar fora os brinquedos dos filhos, ele resolveu transformá-los em obra de arte. Ex-psicólogo, passou a montar esculturas em formatos de cães com os pequenos objetos de plástico.
O trabalho começou há cinco anos e hoje em dia ele usa outros materiais além de brinquedos de plástico. Esovas, batons, pulseiras, bichos de pelúcia...
Ele usa de tudo um pouco para construir suas figuras que foram além dos cachorros: crianças, robôs, armas ganham vida da mistura de objetos de Robert.
As esculturas custam cerca de US$ 30 mil e, algumas, precisam de até quatro mil objetos para ficarem prontas.
Confira!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Reciclagem Fashion
Não é de hoje que assuntos como consumo consciente, sustentabilidade e reciclagem são temas recorrentes do mundo da moda. Mas o que antes poderia ser apenas um discurso politicamente correto, está se transformando em coleções recicladas, reutilização de matéria prima e uma preocupação cada vez maior dos criadores de moda em como contribuir para um mundo mais sustentável.
Na última coleção da SPFW, o estilista Marcelo Sommer, da marca Do Estilista utilizou peças e tecidos de coleções antigas.
Gilda Midani é conhecida por criar peças chiques e confortáveis com lgodão orgânico. Recentemente ela lançou a coleção "Recicollection" onde peças de coleções antigas foram recicladas e chegaram nas lojas com cerca de 40% de desconto. "A minha consumidora prestigia essa idéia. Ela está repensando o consumo e é mais preocupada com a origem do produto. Pra mim, sustentabilidade é um novo nome para ética com urgência" diz.
Isabela Capeto também é adepta do conceito. Na sua coleção de 2010, inspirada no pintor Robert Rauschemberg, ela reaproveitou tecidos e aviamentos de coleções passadas.
Na Europa e Estados Unidos, estilistas como o designer belga Martin Margiela e a marca American Rag já utilizam há muitos anos peças vintage na criação de novas roupas ou materiais inusitados na confecção de novas peças. No coleção de 2006 de Margiela o estilista usou pedaços de estolas de pele para fazer um colete e faixas de couro de antigos casacos para fazer um novo.
Já a marca americana American Rag, com lojas em Los Angeles e São Francisco, é conhecida por criar peças com tecidos vintages colecionados de brechós do mundo inteiro.
Recentemente, foi a vez da estilista francesa Anne Valérie Hash, que criou roupas usando peças do acervo pessoal de alguns amigos. O detalhe é que os amigos eram pessoas como Alber Elbaz, da Lanvin e Jean Paul Gaultier.
Ou seja, da próxima vez que pensar em doar uma roupa antiga, que tal mandar pra costureira pra ela criar uma peça nova?
Fonte: http://gnt.globo.com/estilo/materias/reciclagem-fashion--estilistas-reutilizam-pecas-e-materiais-de-antigas-colecoes.shtml
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Poupe
Hoje recebi uma foto muito interessante e quero dividir com vocês!
Uma empresa de energia, Eskom, da África do Sul colocou o seguinte anúncio:
"Use a eletricidade com sabedoria"
Pense nisso no seu trabalho, casa, faculdade antes que seja tarde.
Ótima semana a todos!
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Surf lovers
Para quem curte o surf pode contar com uma eco novidade no mercado!
Uma fazenda
Contrariando a essência do esporte e sua integração com a natureza, a parafina sempre foi feita a partir do petróleo e seus restos são altamente tóxicos e poluentes.
Para contornar esse problema, a marca Matunas desenvolveu uma parafina produzida à base de ingredientes orgânicos como morango, jasmim, baunilha, mel e melancia. Os produtores também afirmam que até a embalagem é feita com papel reciclado e tinta à base de soja. A parafina Matunas patrocinou o Surfer Poll Awards 2007 e 2008 e foi destaque da edição "verde" da Surfing Magazine e da revista Surfer's Path.
Entre os atletas que integram a equipe da marca, estão surfistas como Chris Ward, Cory Lopes e Gavin Beschen. O produto já pode ser encontrado também no Brasil, através do representante Denis Bianchi (deniscambury@superig.com.br).
Para mais informações, acesse o site da Matunas Co.
imagem http://florasurfboards.blogspot.com/
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Se liga!
Novidade por aí!!
A PADO lançou uma nova linha de fechaduras: a Ecoinox.
"São produtos elaborados em aço inox que seguem os parâmetros de resistência à corrosão, sem utilizar para isso o tratamento de superfície de cromo, considerado nocivo ao meio ambiente."
As fechaduras contam com acabamento polido e escovado.
Escolha a sua!
"Mais importante que a natureza saber é ela sentir"
Ecoinox - PADO
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Feriadão!
O carnaval está chegando, e junto vêm os acampamentos, festas, churrascos...
Bom, todo mundo está cansado de saber que toda festinha gera um lixo ambiental danado no final da festa, certo?
Pensando nisso, a empresa britânica Eco My Party criou uma linha de talheres, balões e canudinhos biodegradáveis: basta enterrá-los depois da festa que eles se decompõem.
Incrível!
Precisamos de uma linha como esta no Brasil, não acham?